Portal do Cuidado

A melhor maneira de emagrecer rápido é emagrecer lentamente.

Pode parecer contraditório, mas a realidade é que, tanto o processo de ganho de peso de uma pessoa quanto o processo de perda desse mesmo peso é lento e gradual.

A melhor maneira de perder peso é a mesma que o corpo utiliza para ganhar peso. Sempre deve ser um processo lento, gradual e constante.

Quando alguém está com o peso acima do normal e começa a se sentir incomodada, certamente já está em uma longa caminhada de ganho de peso e nem se deu conta do processo.

Na maioria dos casos a perda de peso rápida ou imediata nem se trata de emagrecimento de verdade. 

Emagrecer de maneira duradoura acontece quando o corpo perde gordura que é uma das maneiras que o nosso corpo utiliza para armazenar energia. É diferente de perder peso eliminando líquido corpóreo ou desidratando o corpo.

Isso é muito comum com atletas das mais variadas artes marciais que precisam atingir um peso predefinido para participar de uma competição.

Nessas situações não ocorre o emagrecimento efetivo que se caracteriza pela perda de gordura, mas sim uma desidratação do corpo, onde as células “secam” perdendo água.

Essa conduta tem uma finalidade específica que é a perda de peso corpóreo imediato para o momento da pesagem de atletas, mas não é nada saudável e pode ter consequências desastrosas quando não for acompanhado rigorosamente por profissionais.

Esse não é o caso da maioria das pessoas. O que quase todos querem é perder peso para reduzir suas medidas e ficar mais elegante e, também, ficar mais saudável.

Algumas promessas de emagrecer rápido são apenas maneiras de desidratar o corpo, ou seja, eliminar líquido das células do corpo e com isso reduzir o peso, mas certamente o peso retornará assim que a rotina voltar. 

Nosso corpo possui sistemas internos de equilíbrio e compensação. Se existe uma perda de líquido intensa das nossas células, entrarão em ação os sistemas que controlam essa perda eliminando menos suor e menos urina.

Por outro lado, apesar da perda de peso perceptível, a diminuição do volume de líquido corpóreo também carrega consigo outras consequências. Há maior retenção celular de produtos do metabolismo.

A água é principal meio de eliminação de excretas das nossas células. Quando as células estão “trabalhando” no corpo são gerados produtos metabólicos químicos que devem ser eliminados e que são carregados para fora da célula graças à presença de água que leva esses restos para fora do corpo principalmente através do suor e da urina.

A desidratação provoca a perda imediata de peso, a redução imediata das medidas, porém traz junto um elevado risco de acúmulo desses produtos celulares tóxicos ao organismo e que podem trazer graves consequências.

Portanto, tenha muito cuidado ao escolher qual estratégia seguir para perder peso e ficar mais saudável e mais elegante

O que fazer para emagrecer de forma rápida e definitiva?

Cada organismo funciona de maneira diferente. Uma estratégia de emagrecimento que funcionou para determinada pessoa e virou a nova moda das dietas não necessariamente funcionará também para outras pessoas.

O mais adequado é procurar se conhecer melhor no que diz respeito à alimentação, desenvolver hábitos de vida mais saudáveis, reequilibrar a balança entre o quanto ingere e quanto gasta de energia.

No fim das contas quase todas as estratégias para emagrecer envolvem esses dois fatores: O quanto ingerimos e o quanto gastamos de energia.

Há pessoas que se exercitam moderadamente, mas não ajustam muito bem a alimentação. Há outros que se alimentam relativamente bem, mas mantém-se sedentários sem gastos de energia suficiente para “desequilibrar a balança”. Nesses dois casos não haverá redução de gordura no corpo, nem redução efetiva de peso.

Portanto, ajustar a ingestão de energia e o gasto dela é a melhor maneira de desequilibrar o processo e conquistar mais saúde.

Uma dose de paciência também é necessária. Como foi dito no início, o processo de perda de peso é lento e gradual igual ao processo de ganho peso. Ninguém dorme magro e amanhece obeso e ninguém dorme obeso e amanhece magro! Quando alguém passa a se incomodar com o peso do corpo e o aumento de suas medidas, ou que está sofrendo com alguma doença relacionada à obesidade, geralmente deixa de considerar que esse ganho de peso começou há bastante tempo.

Para atravessar essa ponte é preciso dar o primeiro passo! Comece uma prática de exercícios que lhe agrade, qualquer uma serve, desde que lhe traga o mínimo de satisfação ao praticá-la.

Não adianta começar a fazer musculação ou outra atividade na academia se você odeia musculação ou o ambiente da academia. Há certas atividades que podem ser praticadas ao ar livre, com um grupo de amigos ou sozinho como caminhadas, ciclismo ou algo parecido. Ainda tem o benefício de poder ser realizado gratuitamente em qualquer praça ou rua pública  O primeiro segredo é: comece! O segundo segredo é: persista!

A perda do peso, de forma efetiva, duradoura e saudável sempre será gradual, o que pressupõe algum tempo para que aconteça. 

Tenha atenção à sua alimentação! Desenvolva o hábito de alimentar-se de forma mais saudável, ingerindo mais produtos naturais do que industrializados e mexa-se, uma atividade física vai ajudar a queimar a gordura do seu corpo e ainda vai lhe proporcionar bem estar e energia para as atividades diárias.

Cuide-se. O autocuidado é reflexo de amor próprio, no fim o maior beneficiado será você mesmo!

Equipe Portal do Cuidado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *